-
Arquitetos: Atelier ITCH
- Área: 48 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Joel Moritz
Descrição enviada pela equipe de projeto. Jocheon é uma pequena vila na costa nordeste de Jeju. É uma vila à beira-mar conhecida como um ótimo lugar para ver o nascer do sol todos os dias. Ao norte está o mar azul de Jocheon e nascente de água doce que brota do chão perto da praia. Jocheon tem sido uma vila limpa e abundante com água limpa de nascente, que era usada pelas pessoas para lavar e beber antes da instalação de redes de água. Este terreno, silenciosamente observando o mar, tem cerca de 18 metros quadrados e está na fronteira entre a praia de Jocheon e as nascentes de água doce.
Este era um lugar para os viajantes começarem e terminarem seu dia. Então, o que tinha para oferecer? Nós nos concentramos no elemento 'água', como abrigado pela praia de Jocheon. Queríamos que o elemento mais cotidiano proporcionasse a experiência mais não cotidiana neste espaço. 'Tomar um banho' é uma ação muito simples e diária, mas um poderoso ritual de reorganizar a mente e aliviar a fadiga física e mental. O caractere chinês para banho é 浴 (Yok).
Ele representa a água que flui e significa limpar os resíduos com a força da água fluindo para baixo. Planejamos este espaço para ser um local de relaxamento e recarregamento, focando nos atos de lavar e enxugar em um espaço preenchido com várias formas de água, como água fluindo, água jorrando, água parada, água de contemplação e vapor.
O Jocheon Yokjang é um pequeno lugar de banho composto por 3 andares com cerca de 15 metros quadrados cada. O prédio foi projetado para ter 50 metros quadrados sem área de estacionamento para que o quintal possa ser usado de forma mais ampla e é um espaço privado para apenas 2 pessoas. O 3º andar é um espaço de banho com vista para o mar e várias experiências de lavagem. O 2º andar é o quarto e o 1º andar é a cozinha. O prédio de concreto vertical só é aberto nos lados que entram em contato com a natureza.
Apenas as superfícies que aceitam a vista para o mar e a luz estão abertas, e todas as outras superfícies estão completamente fechadas para o mundo exterior. As paredes de concreto têm padrões de grãos de madeira que seguram o movimento da luz. Ao longo da parede de basalto está o caminho de entrada que se abre para o jardim e, através do jardim, para o interior da casa. O caminho de entrada é longo o suficiente para intensificar a imersão no espaço, e as mudanças imprevisíveis do espaço diversificam a experiência.